Menu
Orçamento on-line

Blog

Blog

Quando é preciso utilizar uma bomba draga?

17 de julho de 2020
Saiba quais são as mais comuns aplicações para bombas draga e como elas ajudam no serviço diário no Brasil.

O que é uma bomba draga?

Bombas do tipo Draga são bombas que além de fazer a sucção de água e líquidos em geral, também suporta a dragagem de materiais sólidos no total manejado.

Como são construídas as bombas draga?

Estas bombas têm por característica marcante o fato de serem fabricadas com materiais mais robustos, geralmente em ferro fundido, para aguentar um pouco melhor o impacto e a abrasão que a passagem de materiais sólidos causam dentro da bomba.

Apesar de existirem diversos fabricantes de bombas draga no mercado mundial, as bombas seguem um padrão clássico de fabricação, com mais ou menos tecnologia inserida nos métodos de fabricação. Seu elevado peso, muito em função das ligas metálicas de fabricação, são outra característica muito comum nas bombas draga, que costumam ter dimensões de bocais maiores que 3 polegadas e peso não inferior a 60 KG, nos menores modelos.

Essa robustez é necessária pois quando uma bomba passa a dragar materiais sólidos, o bojo/caracol/capa da bomba, assim como o rotor, sofrem muito desgaste pelo contato com os sólidos.

Quais materiais posso fazer a sucção com uma bomba draga?

Na dragagem de areia por exemplo, a resistência exigida do material é a contra abrasão. Ligas metálicas com maior concentração de manganês, cromo e níquel garantem essa resistência.

Já na dragagem de seixo, cascalho ou pedras em geral, a demanda de resistência é contra o impacto. Ligas metálicas em aço são as que apresentam melhor resistência para dragagem de pedras.

Para todos os outros materiais, que não apresentam a abrasividade da areia e o impacto das pedras, é recomendado o uso de uma liga metálica comum de ferro branco fundido, que em termos gerais é a melhor escolha em custo benefício para dragar lama, compostos orgânicos, compostos químicos (não corrosivos) e muitos outros.

Quais as principais atividades que demandam o uso de uma bomba draga?

Trabalhos específicos podem requerer o uso de equipamentos específicos, abaixo estão alguns exemplos de serviços e setores que se já utilizam ou poderiam se fazer valer de bombas draga para o dia a dia;

- Sucção de líquidos e sólidos em barragens, reservatórios de água, açudes e lagos com propósito de limpeza do calado.

- Sucção de líquidos e sólidos em lavagem e drenagem de dejetos de animais nas atividades agropecuárias.

- Injeção de água em sistemas de perfuração de poços.

- Lavagem e movimentação de água para hortifrutigranjeiros.

- Abastecimento de sistemas de irrigação na agricultura.

- Drenagens em esgotamento sanitário (águas servidas /residuais), residenciais ou industriais.

- Drenagens em esgotamento pluvial e fluvial em projetos urbanos ou rurais.

- Extração de areia e seixo na mineração e garimpo.

 

As bombas draga Brazmix são projetadas e fabricadas para oferecer a melhor relação entre custo e resistência a qual este tipo de equipamento necessita.

Modelos de dragas reforçadas com ligas metálicas especiais são a especialidade da Brazmix, bem como o fornecimento de peças de reposição e acessórios em geral para dragagens, mineração e garimpo de ouro.

Abraçadeiras, tubos, mangueiras, carpetes, carcaças, rotores e muito mais! Tudo você encontra na Brazmix Equipamentos para Mineração.

Consulte condições especiais para tornar-se uma loja revendedora parceira e também para vendas em toda a América Latina e África.

 

Entre em contato e solicite um orçamento;

(54) 3229 9465
(54) 3041 4312

contato@brazmix.com       

             Whatsapp Brazmix  

Rua Cavaliere Ambrogio Cipolla, 562
Bairro Mariland, Caxias do Sul - RS
Brasil - CEP 95057-000

Quando é preciso utilizar uma bomba draga?
Voltar