Menu
Orçamento on-line

Blog

Blog

Conheça as normas técnicas sobre a atividade de mineração

10 de março de 2020
A atividade de mineração tem o dever em avaliar os impactos ambientais, sociais e de segurança.
A mineração é o trabalho que extrai minérios da natureza, em locais específicos, chamados de “sítios de mineração”.
Existem diversas formas de realizar essa atividade, como: métodos de lavra, que altera o estilo do trabalho de acordo com as características do local onde o processo será realizado, quais tipos de minérios existem no local, profundidade, etc. Outra importante questão que precisa ser avaliada pelas empresas, antes de realizar a mineração, são os aspectos ambientais e sociais da área que serão impactados, além de garantir a segurança para quem ali trabalha.
 
Normas Técnicas
Por ser uma atividade com tanto impacto econômico, social e ambiental, a mineração conta com normas técnicas obrigatórias, que devem ser seguidas para garantir o processo seguro e menos danoso possível. Assim, impactando a economia local da menor forma possível.
 
Algumas das Normas Reguladoras são:
“NBR 13028 (ABNT/NB 1464) de 09/2006 – Mineração – Elaboração e apresentação de projeto de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e preservação de água”, exigindo requisitos mínimos para a apresentação de projetos de barragem de mineração, utilizados para a disposição de rejeitos, sendo uma das estruturas principais;
“NBR 10006 de 05/2004 – Procedimento para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos”, com o intuito de separar os resíduos;
“NBR 10006 de 05/2004 – Procedimento para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos”, focada na amostragem de resíduos.
 
A criação de barragens, por exemplo, pode evitar danos ecológicos de grande escala. Sendo os principais tipos: 
 
Barragens para contenção de sedimentos gerados por erosão hidráulica; 
Barragens para fechamento de cavas exauridas em cavas de mineração; e 
Barragens para acumulação de líquidos contaminados. Tendo em vista, a importância ao classificar os líquidos encontrados como outra forma de evitar danos, tanto à população, quanto aos próprios trabalhadores, determinando se é contaminante ou tem potencial para afetar de maneira negativa a saúde humana ou o meio ambiente.
 
A sua empresa tem mão de obra e foco no mercado de mineração? Então conheça a Brazmix e garanta as principais e os melhores equipamentos para o seu ramo de atuação.
 
Com sede na Serra Gaúcha, a Brazmix oferece o melhor em suporte para quem procura por ferramentas de qualidade. Com uma equipe treinada e de larga experiência, estamos prontos para lhe auxiliar no que for necessário.
 
Entre em contato e solicite o seu orçamento:
(54) 3041.4312 | (54) 3229.9365 contato@brazmix.com
Rua Cavaliere Ambrogio Cipolla, 562 Bairro Mariland – Caxias do Sul, RS.
Conheça as normas técnicas sobre a atividade de mineração
Voltar