Menu
Presupuesto on-line

Blog

Blog

Boas Práticas na Irrigação fazem o Sucesso na Agricultura Brasileira

12 de noviembre de 2019
Bombas centrífugas para puxar água, melhoram os resultados das safras do Brasil

Segundo levantamento divulgado pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), o Brasil baterá um recorde de produção de grãos na safra 2019/2020, com estimativa de 245 milhões de toneladas.

Dentre os destaques, como sempre, estão a soja, milho, arroz, feijão e o algodão, com aumento de áreas plantadas e maior produtividade do que a safra 2018/2019, batendo quase 64 milhões de hectares cultivados.

Além da visão de negócios dos grandes produtores de grãos em nosso país, temos a melhoria dos grãos cultivados aqui no Brasil.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem papel fundamental na pesquisa de melhorias genéticas dos grãos, pesquisa de melhores técnicas de cultivo, pesquisa de melhores práticas de manejo do solo e irrigação. Com bons programas de transmissão dos resultados das pesquisas e fornecimento de sementes que garantem melhor adaptabilidade aos problemas do cultivo, a Embrapa também absorve e repassa inovações nas técnicas de irrigação de lavouras, fazendo com que não só os grandes produtores sejam beneficiados pelos avanços tecnológicos, mas também os médios e pequenos produtores que tanto dependem de soluções mais baratas e eficientes para garantir seu sustento.

Com a crescente demanda por alimentos para atender as demandas de fibras e energia, especialistas estimam que a produção agrícola deverá dobrar até 2050. Esse dado aponta para a atual insuficiência das taxas de crescimento das produções de milho, arroz, trigo e soja nas produções globais, que deveriam ser de pelo menos 2% ao ano. 

Mesmo com os avanços tecnológicos dos grãos e do maquinário empregado, o principal fator que deverá comprometer as ofertas de alimentos, refere-se aos problemas de acesso e disponibilidade dos recursos hídricos, que vem caindo com o passar dos anos. Não só para produção agrícola, mas também para as demais necessidades humanas e animais para o uso da água, fica evidente que é necessário um melhor planejamento e gestão dos recursos hídricos se quisermos prover segurança de abastecimento para todas as áreas que tanto necessitam de água. 

Estiagens prolongadas, dificuldades no transporte de água para localidades isoladas, falta de recursos para instalações complexas de captação em áreas rurais são exemplos de como pode-se ficar sem água, mesmo estando no Brasil, o país com maior disponibilidade de água potável no mundo. Por isso, o desenvolvimento de técnicas de armazenamento de água nas propriedades, durante os períodos de chuva, em represas de grande ou pequeno porte, podem melhorar a disponibilidade de água, inclusive para o uso seguro na irrigação dos pequenos e médios agricultores. 

A ANA (Agência Nacional de Águas), atuando com o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, fornece constantemente informações relevantes sobre o uso da água na irrigação de várias culturas, inclusive com guias de técnicas e melhores práticas para a irrigação na agricultura.

Um exemplo é o Atlas da Irrigação, fornecendo uma base técnica para o uso da água na agricultura irrigada. Ele traz métodos e sistemas de irrigação, bem como embasamentos técnicos de técnicas consagradas de melhor desempenho e uso racional da água em diversas situações. 

O uso das bombas draga como ferramenta diária na irrigação de lavouras e plantações é um exemplo de aplicação. Contudo, o manejo de água em pequenas represas, açudes e na perfuração de poços também fazem com que uma bomba draga seja um tipo de bomba d água eficiente para suprir as necessidades de armazenamento de água em pequenas é médias propriedades, dando segurança para os produtores de que sua safra não será afetada por uma estiagem que venha a ocorrer.

Conheça mais sobre o trabalho da Embrapa, da Agência Nacional de Águas, do Atlas da Irrigação e das Bombas de Água da Brazmix.

Conheça também nosso site de vendas de bombas draga: https://www.bombadraga.com

Com conhecimento e bons equipamentos, o agronegócio é mais forte!

 

Entre em contato e solicite o seu orçamento:

(54) 3041.4312 | (54) 3229.9365

www.brazmix.com    |    contato@brazmix.com | http://bit.ly/2LImHYn 
Rua Cavaliere Ambrogio Cipolla, 562 Bairro Mariland – Caxias do Sul, RS.

 

Fonte: Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-10/primeiro-levantamento-de-safra-20192020-indica-producao-recorde

 

Boas Práticas na Irrigação fazem o Sucesso na Agricultura Brasileira
Volver