Menu
Online Budget

Blog

Blog

Conheça as regiões do Brasil com maior exploração de minérios

04 of february of 2020
A mineração é uma importante atividade do setor industrial que consiste na extração e beneficiamento de minérios.
Uma prática responsável por extrair minérios da natureza para uso comercial, é a mineração. Para ocorrer essa prática de forma correta, é necessário que haja pesquisa, exploração, lavra (extração) e beneficiamento de minérios presentes no subsolo.
 
O planeta terra é composto por rochas em seu interior, que por sua vez, contém também, minerais, importantes para a prática comercial.
 
Muitas dessas rochas e minerais encontrados, são considerados valiosos por oferecer alguma característica econômica, promovendo um maior valor no mercado, mais conhecidos como os minérios. Podemos citar como exemplo desses minérios o: ferro, cobre, ouro, granito, mármore, entre outros.
 
Estes minérios são importantíssimos, pois desempenham funções essenciais na vida de toda a população, proporcionando o desenvolvimento socioeconômico, isto é, essa atividade é responsável pela geração e distribuição de matérias-primas, recursos utilizados na fabricação e produção de mercadorias, geralmente industrializados. Bem como, coopera para o transporte, mão de obra, ferramentas essenciais no dia a dia como telefones celulares e moedas, aviões a estruturas de prédios. Os minérios são ingredientes fundamentais para diversos itens indispensáveis na rotina.
 
Além disso, a mineração também é classificada como uma prática de extrativismo, uma vez que ela se caracteriza pela retirada de um recurso natural de seu ambiente.
 
Mas e quanto ao Brasil e as regiões com maior exploração de minérios?
 
Você sabe quais podem ser classificadas nessa lista? Conheça agora.
 
Serra dos Carajás (PA)
 
Região localizada no estado do Pará que representa uma das principais aglomerações de minério de ferro do mundo e a maior reserva do Brasil, além de conter significativas jazidas de manganês, ouro, cobre e níquel.
 
Vale do Trombetas (PA)
 
Região que abriga a maior concentração de bauxita do Brasil e uma das principais do mundo, a região responde por 79% da produção desse minério, que é destinado à exportação e ao abastecimento de indústrias de alumínio.
 
Maciço do Urucum (MS)
 
Área localizada no Mato Grosso do Sul que detém uma grande jazida de ferro e manganês que ainda não foi efetivamente explorada, e a parcela produtiva tem como destino o mercado argentino.
 
Quadrilátero Ferrífero ou Central (MG)
 
Região que representa o maior produtor de ferro do país, além de extrair manganês e ouro a produção é destinada à exportação e abastecimento do mercado interno.
 
Sua empresa trabalha com operações baseadas na mineração e agroindústria? Conheça a Brazmix e garanta as principais aplicações em seu ramo de atuação.
 
Com sede na Serra Gaúcha, a Brazmix oferece o melhor em suporte para quem procura por ferramentas de qualidade através de uma equipe treinada e de larga experiência, estamos prontos para lhe auxiliar no que for necessário.
 
Entre em contato e solicite o seu orçamento:
 
(54) 3041.4312 | (54) 3229.9365 contato@brazmix.com
 
Rua Cavaliere Ambrogio Cipolla, 562 Bairro Mariland – Caxias do Sul, RS.
Conheça as regiões do Brasil com maior exploração de minérios Conheça as regiões do Brasil com maior exploração de minérios
Back